A VALNOR é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.
O Serviço de Recolha Seletiva de embalagens é caraterizado por ser um serviço de proximidade com as populações que assume vários formatos, dada a necessidade de adaptação a cada área geográfica e a cada público-alvo, nomeadamente a Recolha de ecopontos, Recolha Porta a Porta, Ilhas Ecológicas ou através de entregas voluntárias.
Para o efeito, a Valnor dispõe de cerca de 6.548 contentores para recolha seletiva e uma frota de 23 viaturas de recolha.
Conheça, em detalhe, os vários serviços que prestamos aos municípios, a empresas e à população:
A VALNOR assegura a Recolha Seletiva nos 25 Municípios da sua área de ação, quer através da Recolha Seletiva dos ecopontos, quer através da recolha porta a porta no comércio e serviços de alguns municípios da sua área de intervenção.
A Recolha Seletiva dos resíduos depositados nos Ecopontos está organizada por circuitos, cuja recolha é feita independentemente para cada material.
Cada circuito realiza-se de acordo com uma frequência pré estabelecida, tendo em consideração o número de contentores de cada circuito e a sua produção.
A recolha dos ecopontos é efetuada de 2ª a 6ªf, das 5h às 13h30 e das 13h30 às 21h00 para os três fluxos: embalagens de papel/cartão, embalagens de plástico/metal e das embalagens de vidro.
O serviço de recolha porta-a-porta, desenvolvido pela VALNOR, consiste na recolha de resíduos recicláveis junto do Canal Horeca e estabelecimentos comerciais, em dias de semana e horários pré-definidos.
Este serviço é realizado, sem encargos, com viaturas devidamente identificadas, com funcionários da Valnor, e é prestado semanalmente nos mercados comerciais e serviços que pretendam aderir a porta de materiais recicláveis.
A Valnor acredita que a promoção da consciencialização ambiental dos empresários / comerciantes, sensibilizará para o aumento da separação multimaterial e consequente reciclagem de materiais, melhorando a Qualidade de Vida de cada um de nós.
A VALNOR dispõe de 16 ecocentros (Abrantes, Alcains, Alter do Chão, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova , Sertã, Vila Velha de Ródão), usado para deposição seletiva, de resíduos de resíduos indiferenciados e de resíduos verdes.
O Ecocentro é o local ideal para depositar objetos de grandes dimensões como colchões, móveis, sofás e afins, e resíduos recicláveis. A receção deste tipo de material é gratuita.